Sim. O procedimento tem a finalidade de aperfeiçoar deformidades traumáticas ou do desenvolvimento do nariz, melhorando a estética e a respiração das pacientes. O desvio de septo (parede de cartilagem e osso que divide as duas cavidades nasais) é uma dessas recomendações. Desta forma, o procedimento uniformiza as duas cavidades, deixando-as com o mesmo espaço e equilibrando a circulação de ar.
O processo dura, em média, três horas e meia, com anestesia geral. Pode ser feito de duas formas: rinoplastia aberta ou rinoplastia fechada. A primeira é mais indicada para mudanças estéticas, pois expõe mais as estruturas nasais. Já a fechada é mais usada em casos funcionais ou que implicam em mudanças estéticas leves.
Após o procedimento, o paciente costuma apresentar inchaços internos e externos, além de hematomas nas pálpebras. Antibióticos, anti-inflamatórios e higiene nasal adequada são fundamentais. Em aproximadamente dez dias é permitido retornar às atividades leves. Já para atividades intensas, é preciso esperar por um mês.